sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Para corrigir o pé chato

Sabe qual é o melhor remédio para o pé chato? Andar.
Ou então dar uma folga para os sapatos e, sempre que possível, colocar a criança para caminhar na areia, na grama, na terra. Movimentar a musculatura dessa parte do corpo ajuda a formar a curvatura da base dos pés.

O esperado é que o arco apareça a partir dos 2 anos e esteja desenvolvido por volta dos 6. Mas, se ele não der as caras depois do terceiro aniversário de seu filho, não se preocupe e dê tempo ao tempo. Afinal, o pé plano, como também é conhecido, não é necessariamente um problema. “Tanto que Daiane dos Santos e Pelé têm essa característica”, revela o ortopedista infantil Nei Botter Montenegro, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Em apenas 5% dos casos as crianças podem apresentar problemas posturais em decorrência do pé chato. Aí, uma consulta com o ortopedista é essencial. O especialista também deve ser procurado se o pequeno reclamar de dor ou apresentar alguma deformidade evidente nos pés.

Esqueça as botas ortopédicas

Uma coisa é certa: seu filho, se tiver pé chato, não vai precisar usar esses calçados pesadões. Até meados dos anos 1980, era comum ver os pequenos saracoteando por aí com essas botas. Depois de muitas pesquisas, no entanto, os cientistas nunca conseguiram comprovar se elas realmente funcionam. Pelo contrário: com a idade, via-se que seu uso era secundário e, em alguns casos, até prejudicial. “Por serem muito rígidas, essas botas impedem que a musculatura do pé se movimente com liberdade”, explica Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário